Nosso Trabalho

Centro Social Pira Vivo desde 2011






PROGRAMA EDUCANDO PARA A CIDADANIA

Público Alvo: crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. Número de beneficiários: 200. Os Programas e Projetos desenvolvidos pelo Centro Social Pira Vivo buscam a plena inclusão social de crianças e adolescentes, com objetivos elaborados para atingir o saber coletivo com valores cruciais, como a capacidade de organização em grupo, reflexão crítica, posicionamento do beneficiário como sujeito e agente de sua aprendizagem por meio da participação; valores pautados a partir da realidade na qual as crianças e os adolescentes estão inseridos, possibilitando a conscientização coletiva. Esses valores são construídos com base numa pedagogia inclusiva, levando em conta as diferenças e as potencialidades de cada participante. Todo o trabalho é baseado nos “Quatro Pilares da Educação” da Unesco: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver, além de cinco bases metodológicas: roda de conversa, ludicidade, leitura, sustentabilidade e cultura de paz.

ESPORTES

Queremos contribuir com a qualidade de vida das crianças e jovens, oferecendo meios para a prática esportiva contínua, com atividades que auxiliem a formação física, afetiva, social e cultural das crianças e jovens, e também estimular a convivência em sociedade e a solidariedade. O esporte no projeto tem como objetivo geral, proporcionar aos educandos experiências individuais e coletivas agradáveis, permitindo o desenvolvimento de uma relação positiva com atividades físicas e esportivas, fazendo com que as mesmas se transformem em hábitos para toda vida. O projeto Piravivo, está se organizando para em breve oferecer aulas de Judô e Futebol.

MÚSICA

O ensino musical é a ferramenta escolhida pelo Centro Social Pira Vivo para o cumprimento da sua missão de transmitir valores, de expandir horizontes e praticar a cidadania através de ações transformadoras. A música motiva as crianças e adolescentes a conhecerem a diversidade das manifestações musicais e culturais. Busca transformar e resgatar valores sociais através de noções de movimento e direção, da música e da vivência em harmonia. O acesso ao aprendizado musical contribui positivamente para a autoestima, para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, raciocínio lógico-matemático e linguístico dos educandos.

TECNOLOGIA

Com o propósito de possibilitar a inclusão digital às crianças e adolescentes do Centro Social Pira Vivo, a realização deste sonho iniciou através da doação de 20 computadores em parceria da empresa Intervalor e o voluntariado de professores da área de TI. A intenção é a de desenvolveremos o Projeto de Inclusão Digital, criando jogos, apresentando ações de processamento, despertando o interesse não somente pela informática, mas também em como utilizar esta ferramenta para o aprimoramento de conhecimentos obtidos na escola regular, onde o aluno é atraído e motivado a aperfeiçoar as tarefas propostas, e, por isso, devem ser bem conduzidas para que se extraia o máximo desses aprendizes e vemos nas atividades de entretenimento e criatividade um ótimo atrativo e aliado educacional. Com esta ferramenta, a expectativa do projeto Piravivo é de atender mais 100 vidas por turmas anuais.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Trabalhamos para despertar o espírito empreendedor, a iniciativa, a criatividade, e mensurar o nível de adaptação à situações novas, que busquem inovações com incorporação de novos métodos e técnicas de trabalho. O processo de capacitação complementa-se com preparo educacional e profissional na etapa de vivência junto às empresas parceiras, que remuneram e fornecem todos os benefícios previstos por lei aos jovens, propiciando a geração de renda e a conseqüente colaboração no aumento da renda familiar e melhoria da qualidade de vida. O Centro Social Pira Vivo é registrado no CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e tem seu programa de aprendizagem organizado de acordo com a Lei 10.097/00 e validada no Ministério do Trabalho e Emprego. Ainda trabalhamos na expectativa de dias melhores com algumas mães de alunos, ensinando profissões na área têxtil de estamparia e sublimação.

FAMÍLIAS

Trabalhamos para fortalecer as relações familiares e comunitárias, estimulando a autonomia, a autoestima, o resgate da identidade, a convivência, o desenvolvimento, a inclusão social e o empoderamento. Identificamos potencialidades e as questões a serem trabalhadas; fomentamos o processo de construção de projeto de vida; acolhemos as angustias e criamos estratégias para lidar com elas; orientamos sobre os direitos e serviços existentes na rede; sobre os malefícios do trabalho infantil; fortalecemos a auto-estima; incentivamos o acesso ao mercado de trabalho e/ou atividades remuneradas; facilitamos o autoconhecimento e a identificação da necessidade e busca por atividades prazerosas; mediação de conflitos na relação com a comunidade; orientação sobre: responsabilidade materna/paterna; importância de acompanhar o desempenho escolar das crianças; incentivar os filhos participarem de atividades complementares à escola e de colocar limites sem o uso de agressões físicas ou verbais.

GERAÇÃO DE RENDA E EDUCANDO PARA A SUSTENTABILIDADE

O projeto “Oficina Pira Vivo”, visa fomentar alternativas de trabalho e renda, na área de corte/costura e estampa/sublimação, para cerca de 10% do total de famílias atendidas no Programa de Atendimento Familiar , do Centro Social Pira Vivo. Mais do que isso, ele funcionará em apoio familiar, oferecendo cuidado aos filhos em contra turno escolar e parceria com empresas comerciais na venda dos produtos produzidos, promovendo ajudar na sustentabilidade dos mesmos.

NOSSO TIME

  • Gledson Bassan

    Gledson Bassan

    Idealizador e Coordenador

    Idealizador e coordenador do projeto Pira vivo, atuando também na captação de recursos para o susten...

  • Guilherme Queiroz

    Guilherme Queiroz

    Presidente de honra

    Presidente de honra do projeto piravivo. "suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que voce ...

  • Wesley Siqueira

    Wesley Siqueira

    Presidente

    Presidente do projeto piravivo. Aqui se prática o cuidado, amor, e respeito com voluntariado, e qu...

  • Thais Cristina lucena bassan

    Thais Cristina lucena bassan

    Conselheira

    Conselheira, para manter a eficácia é importante que os conselheiros estejam alinhados aos princípio...

  • Marcelo Oliveira

    Marcelo Oliveira

    Tecnologia e Informação

    Responsável voluntário pela tecnologia e organização tecnologia/controle do projeto piravivo. ...

  • Radja Marques

    Radja Marques

    Comercial

    responsável pelo departamento de qualidade e produtos do projeto piravivo. ...

  • Tarsis

    Tarsis

    Educador e Professor deTeclado e Vocal

    Professor de teclado e vocal do projeto piravivo....

  • Igor berti

    Igor berti

    Educador e Professor de Violão

    Professor de violão , apoio em manutenção dos instrumentos e participante da criação da apostila de ...

  • Douglas Fabiano de Sousa

    Douglas Fabiano de Sousa

    Educador e Professor de Violão

    Professor de violão e apoio em manutenção dos instrumentos do projeto piravivo....

  • Léia Leite (Tina)

    Léia Leite (Tina)

    Educadora Voluntária de Libras

    Educadora voluntária de libras e Assistente social do projeto piravivo. ...

  • Natália Neves

    Natália Neves

    Educadora Voluntária de Inglês

    Educadora voluntária de inglês e idealizadora da apostila e método de ensino de inglês....

  • Álec Oper

    Álec Oper

    Designer | Digital & Gráfico

    Responsável pelo design e criação de produtos do projeto Pira vivo....

  • Douglas Passos

    Douglas Passos

    Vice - Presidente

    Vice - Presidente e Fotógrafo do projeto piravivo. Aqui se pratica o cuidado, amor e respeito com vo...

  • Danilo Henrique

    Danilo Henrique

    Educador e Professor de Bateria

    Professor de bateria do projeto piravivo...

  • Fernanda Sandrini

    Fernanda Sandrini

    Conselheira

    Conselheira, para manter a eficácia é importante que os conselheiros estejam alinhados aos princípio...

  • Claudete Del Tadesco

    Claudete Del Tadesco

    Conselheira

    Conselheira, para manter a eficácia é importante que os conselheiros estejam alinhados aos princípio...

  • Deivid lima de Sousa

    Deivid lima de Sousa

    Coordenador e Educador

    Coordenador responsável e educador do projeto Pira vivo infantil, desde sua fase inicial....

  • Orlando Oliveira

    Orlando Oliveira

    Conselheiro Administrativo

    Conselheiro administrativo, para manter a eficácia é importante que os conselheiros estejam alinhado...

  • Heloísa Oliveira

    Heloísa Oliveira

    Fisioterapeuta

    Atua no tratamento e prevenção de doenças e lesões, decorrentes de fraturas ou má-formação ou vícios...

  • Joana José Alves

    Joana José Alves

    Psicóloga

    Psicóloga voluntária do projeto piravivo ...

Entre em contato conosco


Será um prazer poder tirar suas dúvidas. Envie agora mesmo uma mensagem para nós.